top of page

Pneumonia pega?

Atualizado: 27 de out. de 2021

As perguntas mais simples são as mais difíceis de responder. Parece uma pergunta boba, mas já parou para pensar?

  • Antes da pandemia de COVID-19, pacientes internados com pneumonia em UTI ou apartamento eram atendidos por médicos, fisioterapeutas e equipe de enfermagem sem máscaras.

  • Os acompanhantes, geralmente familiares, mesmo ficando no mesmo ambiente fechado, com ar condicionado e expostos a partículas geradas pela tosse, não adoecem.

  • Por que os profissionais de saúde não são acometidos por pneumonia hospitalar?



Pneumonia é a infecção dos pulmões causada principalmente por vírus e bactérias. Sem considerar os SARS-CoV-2, a maioria das pneumonias virais são leves e passam despercebidas como uma "gripe" ou "bronquite". Nestes casos leves, não há interesse do médico em diagnosticar quem tem e quem não tem pneumonia pois não há tratamento específico e a infecção se resolve com o tempo. O impacto geral dessas infecções respiratórias virais é pequeno e habitualmente não nos protegemos. A pandemia de COVID-19 mudou completamente essa realidade, mas aí é outra história...


Já as bactérias causam o quadro clássico de pneumonia: febre, tosse com secreção purulenta e uma alteração na radiografia de tórax chamada consolidação. São as pneumonias bacterianas que levam a internamento e acometem pacientes internados mais frágeis. Então, em ambiente hospitalar, quando se fala em PNEUMONIA, geralmente estamos falando de pneumonia bacteriana.


As bactérias que causam pneumonia têm baixa capacidade de provocar doença, ou seja, a maioria das pessoas que entram em contato com a bactéria não adoecem. A bactéria não consegue chegar aos pulmões e, quando chega, os nossos sistemas de defesa conseguem impedir a evolução da infecção para pneumonia.


É por isso que não existem surtos de pneumonia bacteriana em famílias, lar de idosos, presídios e hospitais. Também é por isso que não isolamos pacientes com pneumonia bacteriana.



Então… pneumonia pega?


Depende! A COVID-19 é uma pneumonia viral que pega enquanto que as pneumonias bacterianas não pegam. Um médico lendo esta última frase pode achar que estou falando um absurdo. Vale salientar que não estou falando do que não é habitual. Ok?



O que é importante saber?


Quando damos um diagnóstico de pneumonia, geralmente estamos falando de pneumonia bacteriana.

As bactérias que causam pneumonia têm baixa capacidade de provocar doença: ela entra no seu corpo mas não consegue provocar pneumonia.

Pacientes com pneumonia bacteriana não precisam de isolamento.


24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page